Perguntas Frequentes sobre a Terapia de Bowen

1) A Terapia de Bowen é segura ?

Sem dúvida. A equipa de Terapeutas de Bowen da Bowen Lisbon Clinic é criteriosamente selecionada para que os resultados obtidos sejam os melhores e com total segurança para o paciente. Os nossos terapeutas são acreditados pela "The Bowen Therapy Academy of Australia“- Bowtech e seguem um criterioso código de conduta, sendo portadores de conhecimentos avançados de Anatomia e Fisiologia Humana. A terapia não utiliza qualquer movimento perigoso para o paciente, apenas são utilizados pequenos e muito suaves movimentos para que o paciente obtenha resultados visíveis. É inclusive recomendada por médicos a nível mundial que se renderam à sua eficácia.

2) Estou grávida. Posso fazer Terapia de Bowen ?

Sim. A Terapia de Bowen é um excelente meio de preparação para o parto, diminuindo as dores associadas e proporcionando-lhe uma suave e duradoura sensação de bem-estar. Durante a gravidez, apenas alguns movimentos não podem ser aplicados, de resto, a Terapia de Bowen é totalmente segura.

3) Qual a diferença entre a Terapia de Bowen e as restantes terapias

alternativas ?

A Terapia de Bowen não se assume como alternativa. É sim uma terapia complementar a um correcto diagnóstico médico que é exclusivamente anatómica. A grande maioria das terapias alternativas está relacionada com energias, manipulação ou mesmo massagem. A Terapia de Bowen não se relaciona em nenhum ponto com tais práticas.

4) Vou ficar curado do meu problema com a Terapia de Bowen ?

A Terapia de Bowen não cura a patologia mas sim os seus sintomas que, esses sim, condicionam a vida do paciente. A terapia tem elevadas taxas de sucesso, no entanto depende da evolução do paciente e da análise concreta de uma situação. A grande maioria dos pacientes têm melhorias significativas nas suas patologias, proporcionando uma profunda melhor da qualidade de vida, essencial para qualquer pessoa.

5) Quando vou sentir melhoras ? São necessários muitos tratamentos ?

Na grande maioria dos casos, após o primeiro tratamento o paciente começa a sentir melhoras, no entanto poderão ser necessários mais tratamentos para a resolução completa do problema. A reacção do organismo à terapia é diferente de pessoa para pessoa pelo que apenas a evolução do paciente, a gravidade e uma análise concreta da situação poderão dizer ,efectivamente, quantos tratamentos serão necessários.

6) Há anos que tenho um problema e a medicina convencional não me oferece

saídas para a sua solução. Já experimentei várias terapias e não tive grandes

resultados. A Terapia de Bowen é eficaz ?

Este quadro que apresenta é, na verdade, semelhante a muitos pacientes que experimentam a Terapia de Bowen pela primeira vez. Quando as soluções apresentadas recorrem fortemente a fármacos ou a outros processos que causam habituação, o paciente procura outras alternativas para que possam voltar a ter uma vida normal. Na grande maioria dos casos, os resultados com a Terapia de Bowen são surpreendentes e o paciente sente melhoras logo após a primeira sessão.

7) Tive uma lesão que me impede de praticar o meu desporto de eleição. A

Terapia de Bowen pode ajudar-me ?

Sim, a Terapia de Bowen é fortemente indicada para o tratamento de lesões desportivas, tendo elevadas taxas de sucesso. Algumas patologias associadas à prática de ténis ou golfe, por exemplo, são tratadas com Terapia de Bowen com grande eficácia.

8) O Terapeuta de Bowen faz diagnóstico ?

Não. De forma alguma o Terapeuta de Bowen poderá fazer diagnóstico médico. A equipa médica da Bowen Lisbon Clinic está acreditada para lhe fazer um correcto diagnóstico médico. Apenas após esse diagnóstico profissional, o terapeuta poderá avaliar se a Terapia de Bowen o poderá ajudar.

9) Como nasceu a Terapia de Bowen ?

A Terapia de Bowen nasceu na Austrália durante a década de 60 do séc. XX, desenvolvida por Thomas Bowen, um estudioso da anatomia humana e do seu funcionamento. Durante a sua vida, Tom Bowen, como era conhecido, tratou milhares de australianos que se rendiam à eficácia da Terapia de Bowen, tendo vindo, nas últimas décadas, a ser desenvolvida por todo o mundo impressionando pela sua simplicidade e pelos resultados obtidos, interessando conceituadas universidades de medicina mundiais que se estão a dedicar ao seu estudo.

10) Como é que através de movimentos tão suaves se consegue obter tão bons

resultados ?

Esta é a pergunta que muitos pacientes colocam perante os resultados que obtêm com a Terapia de Bowen. A terapia actua sobre o sistema nervoso central de forma a que todo o corpo se possa sentir melhor e que se restabeleça das suas patologias. Todo o processo da Terapia de Bowen é exclusivamente anatómico e não está em nada relacionado com energias ou tratamentos alternativos.

11) A Terapia de Bowen é indicada até que idade ?

A Terapia de Bowen é extremamente benéfica durante toda a vida. Desde o nascimento que a terapia o pode ajudar no alívio das cólicas, por exemplo, sendo uma fonte de bem-estar físico ao longo de toda a vida. As crianças, os adultos, os idosos, a família, todos contam com a Terapia de Bowen.